sábado, 12 de julho de 2008

...

Carla Bruni


Escrever pode ser fácil ou impossível, já dizia Victor Hugo. Há dias em que o texto flui que a gente nem percebe, há outros em que não adianta, não sai nada mesmo. O Antônio Stélio, que nunca encontrou muita dificuldade para escrever, dizia que esse período de abstinência da escrita é chamado de tela branca, isso em alusão aos novos instrumentos, pois no tempo da velha Olivetti era papel em branco mesmo.


Ontem postei aqui o vídeo abaixo, onde Carla Bruni, esposa do presidente francês Nicolas Sarkozy, canta Quelqu'un m'a dit. Essa música ficou conhecida no Brasil graças ao comercial do Peugeot 307. A música é belíssima, Carla Bruni também, diga-se de passagem.

Na hora da postagem eu tentei, por diversas vezes, escrever algo sobre a música e sobre o vídeo, mas nada saiu.

Somente hoje, ouvindo os comentários da colega Val Sales aqui na redação foi que pude pensar em algo para escrever. Val falava que a música de Bruni e sua voz é algo que enche a alma. É o tipo de música que nos deixa feliz durante horas após ouvi-la. Ressalto a simplicidade do vídeo e a sutileza das imagens, a qualidade da iluminação e, acima de tudo, o prazer contido no rosto de Carla Bruni ao fazer sua interpretação.

No fabrico de um texto não vale apenas colocar uma palavra atrás da outra, formar frases e delas parágrafos e páginas cheias. Cada palavra tem o seu lugar certo no texto e sua junção em frases e parágrafos surge naturalmente. Não cabe nenhuma letrinha a mais, nenhum pontinho ou vírgula. Belos textos são comedidos e são informações que marcam, pois, quem os lê, jamais esquecem.

Pouco entendo de música. Apenas gosto de ouvir, por isso falei sobre o texto, pois com ele ganho minha vida. Comparo a música Quelqu'un m'a dit, interpretada por Carla Bruni, com um bom texto. Embora não conheça sua tradução, posso dizer que sua mensagem é entendida por todos que a escutam e dela jamais esqueceram. A música é arte, tem uma linguagem universal.Para entendê-la não precisa ser poliglota, precisa apenas ter sensibilidade paixão no coração.


Recomendo que assistam o vídeo a que me refiro. Ele é esse post abaixo, titulado Carla Bruni - Quelqu'un m'a dit. Sugiro que dê um clique para iniciar o carregamento e outro, logo em seguida, para parar a sua exibição. Espere até que o vídeo seja carregado totalmente, só depois que deve clicar para assistir. Assim evita-se aquelas paradas do lag provocado por conexões lentas.

...

Um comentário:

Luis Celso disse...

Muito bom Tião mas somente consegui acessar o seu Blog através da página do Orkut. O link do e-mail não funcionou. O seu texto realmente está ótimo.
Já o vídeo ficou para outra oportunidade já que apareceu a mensagem "We're sorry, this video is no longer available."
Abraços,
Luis Celso