sexta-feira, 11 de abril de 2008

Formulário pós-vôos da empresa Qantas

Aqui estão alguns problemas reais de manutenção submetidos pelos pilotos da Qantas (empresa Aérea Australiana) e as soluções registradas pelos engenheiros. A propósito, Qantas é a única grande empresa aérea que nunca registrou acidente aéreo algum.

(P = problema acusado pelo piloto)

(S = solução adotada pelo engenheiro em terra)

P: Pneu esquerdo principal interno quase precisando de substituição.

S: Pneu esquerdo principal interno quase substituído.

P: Teste de vôo OK, exceto pelo piloto automático, que pousa mal o avião.

S: Piloto automático não instalado nessa aeronave.

P: Alguma coisa está solta no cockpit.

S: Alguma coisa foi apertada no cockpit.

P: Besouros mortos no para-brisa.

S: Besouros vivos já encomendados.

P: Piloto automático não mantém nível, produzindo ascenção de 200 pés por

minuto.

S: Não pudemos reproduzir o problema no solo.

P: Evidências de vazamento na engrenagem principal de pouso.

S: Evidências removidas.

P: O volume do DME está incrivelmente alto.

S: O volume do DME foi ajustado para volume mais crível.

P: As travas de fricção estão prendendo os controles.

S: É para isso que servem as travas de fricção.

P: IFF inoperante.

S: IFF sempre inoperante quando DESLIGADO.

P: Suspeitamos de trinca no para-brisa.

S: Suspeitamos de que vocês estejam certos.

P: Turbina número 3 perdida.

S: Após breve busca, turbina número 3 localizada na asa direita.

P: A aeronave se comporta de modo engraçado.

S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar séria.

P: O radar faz ruído fora de tom.

S: Radar reprogramado para executar líricos.

P: Rato no cockpit.

S: Gato prontamente instalado.


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