terça-feira, 21 de julho de 2009

...
Quem mora no 14-B?

Sabe, grande parte da nossa vida é maníaca. Posso ver 34 canais de TV, posso usar o fax para me comunicar com pessoas em toda parte, posso estar em muitos lugares ao mesmo tempo, posso sobrevoar o país de ponta a ponta; alguém me aguarda ao telefone, e eu posso atender duas chamadas ao mesmo tempo. Vivo em toda parte e em lugar algum. Mas não conheço meu visinho. Quem mora no apartamento ao lado? Quem mora no 14-B?

Não sei quem é, mas estou falando ao telefone, uso o telefone do carro, do banheiro, do avião; tenho uma amante em Chicago, moro com minha mulher em Washington, a ex-mulher mora em Phoenix, minha mãe, no Havaí e meus filhos estão espalhados pelo país. Os fax chegam dia e noite, tenho acesso a todas as bolsas de valores do mundo, os fundos de commodities, estou em toda parte, amigo – mas não sei quem mora no 14-B.

Percebo que a hipercomunicação e hiperinformação participam do que mantém a alma à distância?

James Hillman (1995: 44)
...

Nenhum comentário: