terça-feira, 28 de agosto de 2007

Pixinguinha

O texto que estou postando abaixo é uma das mais belas composições da música brasileira. É "Rosa", de Pixinguinha. Leiam e percebam porque ele é um dos mais geniais compositores do país.

Rosa

(Pixinguinha)

Tu és divina e graciosa, estátua majestosa, do amor

Por Deus esculturada e formada com o ardor

Da alma da mais linda flor, de mais ativo olor

Que na vida é preferida pelo beija-flor.

Se Deus, me fora tão clemente,aqui neste ambiente

De luz formada numa tela, deslumbrante e bela

O teu coração, junto ao meu, lanceado, pregado

E crucificado sobre a rósea cruz do arfante peito teu.

Tu és a forma ideal, estátua magistral

Oh! alma perenal do meu primeiro amor, sublime amor

Tu és, de Deus a soberana flor

Tu és, de Deus a criação, que em todo o coração

Sepultas o amor, o riso, a fé e a dor em sândalos olentes

Cheios de sabor, em vozes tão dolentes como um sonho em flor

És Láctea estrela , és mãe da realeza.

És tudo enfim que tem de belo

Em todo resplendor da santa natureza.

Perdão, se ouso confessar que hei de sempre amar-te.

Oh! Flor, meu peito não resiste, oh ! meu Deus quanto é triste

A incerteza de um amor que mais me faz penar

E esperar, em conduzir-te um dia ao pé do altar

Jurar, aos pés do onipotente em prece comovente

De dor, e receber a unção de tua gratidão

Depois, de remir, meus desejos em nuvens de beijos

Hei de te envolver até meu padecer, de todo fenecer.

2 comentários:

GiselleXL disse...

Tião, letras de músicas dão sempre ótimos posts..
vc escolheu bem...
=)

Unknown disse...

Gostei muito isso é que eu chamo de música, com começo, meio e fim. Parabéns por tentar resgatar algo que é tão nosso e ao mesmo tempo é tão raro se vê.
Oh, que tal publicar umas poesias, tipo Fernando Pessoa, Érico Veríssimo e outros?