sábado, 18 de abril de 2009

...
No mundo da internetez



Outro dia assisti uma palestra do Davi Sento Sé, da Cia de Selva, que tinha como tema “Descomunicando”. O kara eh fodaum msm. A palestra fazia parte da programaçaum da Semana de Comunicaçaum promovida pela Uninorte. Lá pelas tantas, ele falou sobre as novas linguagens que permeiam a nossa vida moderna e os códigos criados a partir do uso constante do internet. Segundo ele, o internetez cria uma série de novos códigos que, aos poucos, vaum alterando a nossa forma de falar e de se comunicar e lançou um desafio para que os presentes escrevessem um texto usando somente o internetez. Hummm... Confesso que me senti tentado :). Cheguei em ksa e me pus a pensar de como fikaria um texto assim? Confesso que nesse primeiro parágrafo está tudo blz, sem grande diferença de um texto normal, + vamos seguindo neh?!!! ;)

A primeira providência foi ameaçar o revisor de demissaum caso ele ache td aki xtranho e resolva converter o texto para a linguagem mais formal. Beneílton, eh o kara. Max parece que ñ gostou muito do q eu lhe disse, sentiu-se ofendido e ta de kara feia há algum tempo. :s Fazer o que, neh? Tô com medo dle me xcluir do Orkut ou me blokiar no MSN. Msm assim vou correr o risco, acho que ele ñ eh taum fdp assim.

Para quem usa bastante as ferramentas de comunicaçaum on-line, como o MSN, Google Talk, Orkut e outros, o q se vê aki, pelo menos nesses primeiros parágrafos, ñ eh taum internetez assim. Talvez isso ocorra p/ causa da profissaum, pois sempre procuro me policiar qndo uso essas ferramentas para ñ levar para a funçaum os males da comunicaçaum rápida. +, confesso, gosto muito de bate-papo e uso tudo q aparece pela frente. Jah cheguei mesmo a me considerar vIRCiado no ICQ. Hj mantenho o comunicador off-line a maior parte do dia para evitar que as conversas atrapalhem o meu trabalho.

O tema e o desafio me interessaram e pesquisei um pouco no novo “pai dos burros”, o Google para saber + sobre esses novos códigos e essa nova linguagem. Me deparei com essa pérola que reproduzo a seguir:


“Diário de uma garota de treze anos escrito há vinte anos

“’Querido diário,
Hoje, sexta-feira dia 21 de março de alguma coisa.
Estou escrevendo porque o otário do Andrezinho me chamou de gorda e eu fiquei muito chateada. Mas também não deixei barato. Xinguei ele de burro e disse na cara dele que gorda é a mãe dele, aquela porca desengonçada, fofoqueira e metida à psicóloga.
Também fiquei muito furiosa com a Maria Carolina, pois ela riu da minha cara. Aquela ignorantezinha baixinha que nem sabe escrever direito. Isto aconteceu só porque não aceitei a idéia deles para o trabalho de ciências. O pior é que hoje vamos nos reunir de novo para tentar terminar o trabalho. Mas olha só, se o Andrezinho me xingar de novo mando ele embora e tiro o nome dele do trabalho.
Bom meu diário amigo, vou te abandonar só um pouquinho, se acontecer alguma coisa boa eu volto já. Beijos meu querido diário”.

Diário de uma garota de hoje com treze anos.

“Oieee glera.

Hj é xexta-fera e pur ixu vim até aki pra dar um oi pra vuxeis.
Jah to me melhor ki onti, qdo akele miguxu me examo di gorda. Na hora fikei xateada, Max agora já paxo tudo. Xinguei a mãe dle Max ele levo na boa.
Max axim oh o que maix me dexo bolada foi a muguxa htinha sincera ter rido di mim. Mi deu vontade de bate nela e kebra a kara dela toda. Dixe pra ela, Oh guria ta mi tirandu eh.
Max agora ta tudi di bom di novu. Tamo tudi di bem, os amiguxos já perio dixcurpa e a gente vai SAR logo maix, de noite pra balada vamu toma uns gole e fika na faixa.
Amanha xi eu acordar xem dor di kbça eu volto pra conta como ki foi la.
Xaus glera. Bjusssss no coraxaun de vuxeis.”’

O texto axima foi tirado do endereço http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1201351. O autor eh um cara xamado Alcarin, ñ gosta muito de compartilhar e bloqueou o texto, entaum foi difícil fazer o Ctrl + C e o Ctrl + V, Max em se tratando de internet tudo a gente dah um jeito neh? ;)


Resguardando as proporções (ñ suporto esse treco de “miguxo”) a verdade é que os novos códigos e a nova linguagem xtaum sendo entendidas. Embora ainda por um grupo pequeno, msm axim entendido. Por um bom período a nova e a velha forma de falar e escrever conviveraum tvz ñ taum pacificamente, mas estaraum juntas no dia-a-dia das pessoas. Num futuro próximo, quem sabe, ser uniraum por uma comunicaçaum + prática e eficiente. Eh xperar pra ver. Bjs :*


Xau pra tds.



PS.: Vendo o final do texto do Alcarin gostei mtu do que ele diz, pois axo q ele diz eh sensato por d+. Entaun vo reprozir tbm. Veja abaixo:
“Bom, agora a escolha está em nossas mãos, ou ficamos nos bons e velhos tempos ou nos entramos às novas experiências. O melhor é aderir às novidades da internet sem lançar mão das coisas boas do passado. Dá para unir o útil ao agradável. É só ter bom senso e criatividade”.
...

2 comentários:

Fernando disse...

É Tião, só temos que ter cuidado para uma nova reforma ortográfica... hehehe

Luis Celso disse...

eh kenti